E-Business e E-Commerce

A Internet, ao permitir comunicações mais rápidas e a menores custos, alterou as formas de fazer negócio, surgindo o e-Business. E-Business é a nova forma de negócio virtual que pretende revolucionar o mundo empresarial a nível global, e elevar o comércio a um outro panorama. Pode englobar várias componentes, sendo a principal o e-Commerce. E-Business e e-Commerce são dois conceitos que por vezes se tornam bastante difíceis de delimitar e distinguir, por se complementarem de forma muito específica. Passando a explicar:
Podemos definir e-Business (pode entender-se como “Negócio Electrónico”) como a concretização da actividade negocial de uma qualquer empresa através da utilização das Tecnologias de Informação, abrangendo sistemas informáticos de apoio à decisão, manutenção e relacionamento com os agentes económicos dos processos mercantis, dos fornecedores e colaboradores até ao consumidor final, bem como o acompanhamento dos processos internos como a produção, a administração e análise de investimentos e do mercado.

Por e-Commerce (ou “Comércio Electrónico) entende-se a efectivação do e-Business; o e-Commerce descreve o processo de compra, venda, transferência ou troca de bens, produtos, serviços ou informações (aquisição de bens físicos, marketing, recepção e solicitação de pedidos, entregas, serviços ao consumidor, entre muitos outros exemplos) através da Internet, que implica o pagamento por intermédio de meios electrónicos, sem que exista nenhum suporte físico na relação que se estabelece entre os intervenientes do processo.

A principal diferença entre estes dois termos baseia-se no facto de o e-Business se tratar de um modelo de negócios e não incluir directamente a parte da transacção comercial propriamente dita – isso faz parte do e-Commerce. Por outras palavras, o e-Business é toda a aplicação online que oferece suporte a negócios, mas que não precisa necessariamente concluir uma venda; por sua vez, o e-Commerce refere-se à venda, ou seja, é uma aplicação online que realiza qualquer tipo de venda. Um e-Commerce é, obrigatoriamente, um e-Business, embora um e-Business não seja um e-Commerce.

Existem vários tipos de e-Business, variando de acordo com os alvos de cada empresa.

Para começar, existe o B2B ou Business-to-Business (“negócio-negócio”), cujos intervenientes no processo de compra e venda são empresas, e é esta modalidade que monopoliza a maioria das transações e dos lucros do comércio eletrónico. Caracteriza-se pela existência de um e-marketplace seguro (Portal B2B), que são plataformas tecnológicas com base na Internet onde compradores e fornecedores se encontram e transaccionam em tempo real. Permite às empresas a integração numa comunidade de negócios, e a criação de um ambiente de relacionamento e troca de informações entre os parceiros de negócio. Uma vertente desta modalidade é o c-commerce (Comércio colaborativo), onde as empresas cooperam eletronicamente como parceiros empresariais ao longo da cadeia de fornecimento.

O B2C ou Business-to-Consumer (“negócio-consumidor”) trata da venda de empresas para consumidores finais. É a expressão essencial do comércio electrónico, e é neste sentido que o e-commerce tem mais relevância. As empresas que optam por este tipo de negócio têm de fornecer aos consumidores todas as condições de que estes necessitam para se decidirem pelos produtos que oferecem. Sejam sites de venda directa ou não, as empresas devem ter presentes que as suas plataformas online devem facilitar ao consumidor a procura de informação sobre o produto ou serviço, e sobre todas as envolventes da sua aquisição, desde a oferta em termos de serviço pós-compra, como a forma de envio e a forma de pagamento, quer essa aquisição se realize online ou no ponto de venda físico associado ao site. Deve também considerar que o consumidor que procura esta forma de compra pretende facilidades a alguns níveis sem que isso deteriore a qualidade do produto. Muitas empresas optaram já por enquadrar a sua oferta na Internet através deste tipo de e-Business, como o eBay, a livraria virtual Amazon, a pixmania.com, a Rádio Popular, a Ryanair, entre outros.

Há também as modalidades B2A e C2A (Business-to-Administration e Consumer-to-Administration), que pretendem facilitar as relações fiscais entre negócios e consumidores com o Estado, funcionando bilateralmente, como já acontece em Portugal, onde contribuintes colectivos e individuais podem entregar os seus impostos via Internet no site das Finanças gerido pelo Governo e usufruir de serviços prestados por entidades governamentais.

Outras vertentes começam agora a surgir como C2C (Consumer-to-Consumer), que é a venda ou troca de produtos entre consumidores finais, a C2B (Consumer-to-Business), que reverte a lógica de venda trazendo o consumidor como orientação activa do processo de negócio, e o m-commerce (Comércio móvel), através de telemóveis com acesso à Internet.

O e-Business tem vindo a crescer imenso nos últimos anos, pois oferece inúmeras vantagens, quer na óptica da empresa como na óptica do consumidor. No âmbito empresarial, o e-Business automatiza e rentabiliza muitos processos, inclusive a gestão de stocks e de bases de dados; reduz o tempo necessário ao lançamento de novos produtos e/ou serviços; minimiza os custos fixos relacionados a processos administrativos; possibilita ajustes estratégicos em tempo real, amplia os canais de vendas e também permite que ocorram transacções em qualquer horário e a qualquer momento, para além de permitir à empresa a construção de relações mais directas com os seus consumidores aumentando a sua satisfação e consequentemente a sua fidelização ao produto e à empresa.

Para o consumidor, em primeiro lugar destaca-se a comodidade já que as transacções ocorrem sem necessidade de deslocamento físico e com facilidades de pagamento e recepção do produto, e as transacções são também muito mais rápidas e mais baratas; por outro lado, o consumidor pode usufruir de toda a informação de que necessita para fazer a sua escolha, pode comparar ofertas, avaliar preços e facilidades de pagamento, aceder a novos mercados e comunicar directamente com a empresa fornecedora. Para além disso, pode partilhar essa informação com muitos outros consumidores em tempo real e pode desfrutar de uma variadíssima oferta de bens e serviços sem qualquer esforço.




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