Um segmento de mercado é um grupo de pessoas que partilham de uma ou mais características e que têm necessidades comuns. A segmentação permite identificar os vários públicos para poder adaptar-se e agir de forma diferenciada sobre um conjunto heterogéneo de consumidores.
Os critérios de segmentação dos mercados de consumo são classificados em : segmentos geográficos; segmentos sóciodemográficos; segmentos psicográficos e segmentos comportamentais.
No segmento geográfico as empresas dirigem as suas ofertas a segmentos do mercado devidamente identificados geometricamente torna-se necessário conhecer a localização geográfica dos PCs a partir dos quais é efectuado o acesso a internet. Uma das principais razões da existência da segmentação geográfica é estratégia de distribuição, dado que as empresas que oferecem serviços online que implicam entregas físicas, apenas podem vender nas áreas abrangidas pelo seu sistema de entregas e em que possam fornecer serviços de pós-venda. Antes de decidir qual a comunidade online á qual vai oferecer os seus serviços a empresa deve avaliar a percentagem de utilizadores de internet que existem nesta área.
Ilustração 1- Principais características demográficas de utilizadores e não utilizadores de internet
Os segmentos Psicográficos são construídos utilizando aspectos como, personalidade, valores, estilo de vida, actividades, interesses e opiniões. As características de personalidade são traços relacionados com a orientação para os outros versus a orientação para a gente mesmo sobre os nossos hábitos. Os valores estão ligados a convicções, tal como a religião. O estilo de vida e as actividades referem-se a comportamentos não directamente relacionados com o produto ou um serviço em causa. Uma atitude é importante nos negócios digitais, deve-se ter uma atitude face à tecnologia. É importante conhecer as características demográficas do mercado alvo, mas sabendo a atitude face à tecnologia pode-se prever como se efectuará as compras online.
No segmentos comportamentais as variáveis utilizadas são os benefícios apercebidos e o tipo de utilização do produto ou serviços.
No segmentos comportamentais podemos dividir em: segmentação por benefícios e por segmentação por utilização.
Na segmentação por benefícios temos que estudar o tipo de utilização que os consumidores fazem da internet.
Ilustração 2- Finalidade com que os internautas Portugueses utilizam a Internet
Na segmentação por utilização os utilizadores de internet podem ser segmentados de acordo com o tipo de utilização que fazem deste meio. Podemos considerar alguns pontos: local de acesso, como em casa, escola/universidade, trabalho.
7 de junho de 2010 às 15:49
Caros colegas, gostei do vosso post. Está consegue-se perceber claramente a informação que colocaram. Continuem.
Eduardo