Estratégia e Plano de Marketing

A primeira questão que as empresas colocam é se devem ou não ter um plano de marketing isolado para a internet? A resposta será negativa se a internet for utilizada com mais um canal de negócio para a empresa. No entanto a crescente importância da internet, quer ao nível de vendas, quer de reduções de custos, começa a tornar justificável um plano próprio.

A empresa deverá definir claramente a sua estratégia de e-marketing e os objectivos da sua presença na internet. Apesar disso, as empresas desenvolvem a primeira versão do seu site, ainda sem uma estratégia bem definida para a internet. Esta situação deve-se à necessidade de acompanhar a rapidez do mercado.

Um site deve ser gradualmente enriquecido oferendo sucessivamente mais serviços. Muitas empresas seguem essa progressão natural pode-se identificar em 3 gerações de site:

1. Primeira geração, que consiste num site estático, utilizado para a comunicação.

2. Segunda geração, que consiste num site interactivo simples, que pode disponibilizar informação sobre produtos, serviços e preços.

3. Terceira geração, o site é totalmente interactivo, dinâmico, com vendas, serviços ao cliente.

Os objectivos do e-marketing devem ser consistentes com os objectivos gerais da organização. Assim se o objectivo da organização é aumentar o peso dos negócios internacionais ou lançar um novo produto ou serviço no mercado, a internet deve funcionar como canal de suporte.

A definição da estratégia de e-marketing implica a definição dos objectivos a atingir entre os quais estão:


  •  Redução dos custos de comunicação em 15% ano

  • Aumento de 5% da repetição de compra

  • Aumento de 20% nas vendas dos segmentos a, b ou c

  • Melhoria dos níveis de satisfação do serviço a clientes

  • Criação de valor acrescentado no serviço a clientes

Mas também a presença da internet traz benefícios:

  • Melhoria da imagem institucional da empresa

  • Melhoria do serviço a clientes

  • Aumento da visibilidade da empresa e das suas marcas, produtos e serviços

  • Expansão para outro mercado

  • Transacções online

  • Redução dos custos de comunicação

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